PSICOPEDAGOGIA / NEUROPSICOPEDAGOGIA

ATENDIMENTO ON-LINE E PRESENCIAL

Intervenção Psicopedagógica

Visando a prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de “não aprender” e embasado no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.

Deste modo, a intervenção psicopedagógica contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender.

Avaliação Psicopedagógica

A avaliação psicopedagógica tem como objetivo investigar o processo de aprendizagem do indivíduo visando compreender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

Neste processo incluem, entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.

Transtornos de Aprendizagem

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Trata-se de um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância, podendo acompanhar o indivíduo por toda a sua vida, inclusive, na fase adulta.

Este transtorno é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, manifestando-se na vida pessoal, acadêmica e social do paciente, por isso, o diagnóstico realizado com a ajuda de profissionais ligados à área (Psicopedagogo, Psicólogo e Neurologista) pode auxiliá-lo na descoberta de diferentes formas de conviver com este transtorno, possibilitando ao paciente uma considerável mudança na qualidade de vida.

Dislexia

Consiste em um distúrbio específico caracterizado pela dificuldade na decodificação de palavras, denotando uma insuficiência no processamento fonológico.

Portanto, caracteriza-se e, uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica, sendo marcada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e na inabilidade de decodificação e soletração.

O portador de Dislexia quando recebe o diagnóstico possui alguns direitos em relação às formas de abordagem/aprendizagem, podendo realizar avaliações acadêmicas e/ou profissionais oralmente e com auxílio do computador, otimizando a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento de suas potencialidades.

Disgrafia

Também chamada de letra feia, a Disgrafia caracteriza-se na incapacidade de recordar a grafia da letra, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual. Sendo assim, o indivíduo que apresenta sintomas da Disgrafia deve ser compreendido em suas peculiaridades, recebendo estímulos e atendimento individualizado complementares à escola, visando desenvolver e melhorar suas habilidades motoras. Algumas características da Disgrafia consistem em: lentidão na escrita, letra ilegível, escrita desorganizada, traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves, desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial, desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando, desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.

Discalculia

Neste caso, o fator comum é a presença de dificuldades a nível matemático, como por exemplo, noções de tempo, medidas, cálculos, problemas matemáticos, símbolos, entre outros. A palavra Discalculia vem do grego (dis, mal) e do Latin (calculare, contar) formando: contando mal, ou seja, trata-se de um impedimento da matemática que caminha junto com outras limitações, tais como a introspecção espacial, dificuldade de memorização e problemas de ortografia. Os sintomas da Discalculia são diversos e, de forma geral, apresentam-se quando a criança, adolescente ou adulto demonstram dificuldades na área da matemática, como fraca capacidade para contar, dificuldade em reconhecer números e símbolos matemáticos, compreender situações-problemas e desenvolver algoritmos.