NEUROPSICOLOGIA / REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

ATENDIMENTO ON-LINE E PRESENCIAL

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica consiste em um exame detalhado das funções mentais que são conhecidas como funções cognitivas, utilizando-se de um conjunto de testes, inventários, escalas e procedimentos padronizados. Investiga o desempenho das habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.

Treino Cognitivo

Tem o objetivo de aprimorar as habilidades cognitivas gerais, como atenção, funções executivas, memória, percepção, praxia, linguagem, entre outras, e isso tende a fazer com que o paciente consiga buscar mais estratégias de adaptação frente às demandas do dia a dia.

Reabilitação Neuropsicológica

Tem como objetivo a estimulação cognitiva global, através de intervenção terapêutica das áreas deficitárias como tratamento principal ou complementar.

São utilizadas técnicas globais que se inserem num processo de readaptação à doença, visando capacitar os pacientes com déficits cognitivos causados por lesões ou doenças para que possam adquirir um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico.

A quem se destina
É recomendada em casos onde haja suspeita de uma dificuldade cognitiva de origem neurológica ou comportamental.

Exemplos:
• Doença de Alzheimer e diversos tipos de Demências;
• Diagnóstico diferencial entre Depressão e Demência;
• Epilepsia;
• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
• Dificuldades escolares;
• Distúrbios do desenvolvimento;
• Lesões cerebrais decorrentes de traumatismos;
• Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Derrame;
• Distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos;
• Esclerose múltipla e outras doenças neurodegenerativas;
• Déficits causados por abuso de drogas e álcool e outras substâncias.