Neuropsicologia é aliada na redução de estresse nas empresas

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que está atenta à conexão entre a mente e o corpo. Envolve a investigação das funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e funções executivas. Com o impacto do estresse na saúde das pessoas, essa área passou a ser uma grande aliada para manter o bem-estar e reduzir o estresse nas empresas.

Sabemos que o estresse é responsável por aumento de doenças autoimunes, quadros depressivos, ansiedade e falta de criatividade e produtividade. “Se você não está bem, seu dia de trabalho é impacto, seu desempenho cai”, explica a psicóloga Amanda Amorim, da Clínica Espaço Construir.

Segundo ela, a proposta da Neuropsicologia é fazer uma investigação na forma como o cérebro funciona e identificar competências, potencialidades e pontos que precisam ser estimulados. “Por meio de uma Avaliação Neuropsicológica, podemos prevenir doenças, afastamentos e estresse nas organizações. Assim, estimulamos a atenção, a memória e a concentração”, acrescenta.

A especialista em treino cognitivo ressalta que, muitas vezes, o desempenho é impactado pelo cansaço mental e o estresse. Algo que tem se acentuado com o isolamento social e as novas exigências no trabalho home office, por exemplo. “O estresse afeta o organismo com doenças e o funcionamento cerebral”, ressalta Amanda.

Como a empresa pode contribuir para reduzir o estresse

– Incentivar a prática de atividade física;
-Investir para que os colaboradores aprendam novas habilidades;
-Abrir espaço para o diálogo;
– Oferecer Avaliação Neuropsicológica para que eles conheçam suas potencialidades e descubram os pontos que precisam melhorar;
-Promover programas de autoconhecimento.