8 dicas para o líder estimular novas metas na equipe em 2021

O final do ano é sempre uma época saudosa e que nos motiva a refletir. Em um momento em que tudo se transforma rapidamente e que a resiliência se tornou uma habilidade fundamental, mergulhar em si é o ponto de partida para planejar o próximo o ano. Para cuidar da vida profissional, o caminho é ter metas claras e cuidar da saúde emocional em 2021.

“Com autoconhecimento, é possível traçar metas e readaptar os sonhos mesmo em dias desafiadores. É preciso ter consciência no que você é bom e quais são seus pontos a melhorar. Os líderes exercem um papel importante nessa jornada.”, explica a psicóloga Amanda Amorim, da Clínica Espaço Construir.

Por que seus objetivos são importantes e como eles vão impactar positivamente a sua vida e de quem está ao seu redor? O que é tão importante para te fazer feliz? Essas são algumas perguntas que podem ser feitas de imediato.

Pensando no desenvolvimento pessoal e profissional, as empresas e os líderes podem ajudar dando recursos na hora do planejamento e contribuindo com orientação de carreira. A psicóloga lista 5 outras dicas que potencializam as equipes e estimulam a equipe do começo ao final de um novo ano.

1- Realize uma avaliação de desempenho e invista no feedback;
2- Estabeleça, em equipe, quais são as metas da área;
3- Dê clareza para os colaboradores de quais são as metas da organização para 2021;
4- Presenteie os colaboradores com algo personalizado. Isso gera sentimento de pertencimento e reconhecimento;
5- Ouça quais são as dificuldades que eles estão enfrentando com o trabalho home office para propor estratégias eficazes. A escuta é grande aliada!
6- Esteja disposto a vivenciar mudanças todos os dias;
7- Ajude a equipe a organizar o tempo;
8- Estimule o cuidado com a saúde emocional.