Autoconhecimento: por que você precisa desenvolver?

A palavra autoconhecimento ganhou fama nos últimos anos. Você sabe realmente o que ela significa? Nada mais é do que a capacidade de refletir sobre si mesmo: quais são seus objetivos, metas, sonhos, o que gosta e não gosta.

Esses são alguns exemplos. Autoconhecimento é, então, a sua habilidade de também questionar o que a sua história diz sobre você e como ela impacta em suas decisões. Por isso, é tão importante desenvolvê-lo. E, diferente do que alguns imaginam, você não precisa esperar que os momentos desafiadores ou extremamente difíceis aconteçam para buscar o autoconhecimento.

“Pelo contrário. É possível mapear suas forças e fraquezas quando tudo caminha bem e, assim, estará mais forte para compreender seus pensamentos, emoções e anseios. Será sua própria bússola em situações diferentes”, ressalta a psicóloga Amanda Amorim, da Clínica Espaço Construir.

Além disso, ela explica que, quando há organização mental e emocional, o corpo físico não se desgasta tanto na busca de uma solução para o que está pontualmente desorganizado. “A imunidade não fica tão prejudicada e a pessoa tende a não adoecer por suas questões emocionais. O equilíbrio que o autoconhecimento traz é benéfico para si e para as pessoas ao redor, incluindo o ambiente de trabalho”, acrescenta.

Autoajuda x Autoconhecimento

A autoajuda antecede o autoconhecimento. Quando a pessoa se propõe a um processo de autoconhecimento, ela precisa se autoajudar. Não adianta somente ler “dicas” em livros. Isso tem pouco efeito. É preciso ter receptividade para se autoquestionar de fato.

Confira os mitos e verdades do autoconhecimento

Com o autoconhecimento, podemos colher diversos benefícios na vida pessoal e profissional. Ao descobrir suas forças, elas são usadas a seu favor. “Novas experiências aparecem para quem está disposto a encarar as oportunidades e vender seus medos”, ressalta a psicóloga da Clínica Espaço Construir.

4 mitos do autoconhecimento

1- O autoconhecimento fará você não sofrer mais;
2- É somente para pessoas com alta capacidade intelectual;
3- Faz parte apenas de uma fase ou período da vida;
4- É um processo para adultos (na verdade, pode ter início na infância).

4 verdades do autoconhecimento

1- Por meio dele nos sentimos mais felizes;
2- Temos maior capacidade para tomadas de decisões de maneira assertiva;
3- Aprendemos a viver mais consciente;
4- Lidamos melhor com as dificuldades e adversidades da vida.