Neuropsicologia: saiba como cuidar da sua memória e atenção

Você sabia que todas as tarefas que realizamos necessitam do que chamamos de “atividade cerebral”? Isso significa que para ler e compreender uma notícia, escrever um e-mail, reconhecer alguém, conversar, fazer contas e identificar as cores precisamos do bom funcionamento do nosso cérebro. Por isso, a Neuropsicologia tem relevância na vida das pessoas e dentro das empresas. O objetivo é olhar com cuidado para a mente e as emoções e garantir a boa saúde. Neste sentido, atenção e memória caminham juntas. A primeira possibilita a segunda. Tudo isso é fundamental para realizarmos as tarefas mais simples do dia a dia e as complexas também.

Como cuidar desses aspectos, então? Há mais de 10 anos, surgem evidências dos efeitos positivos de treinos para proteger o cérebro de perdas cognitivas e reabilitá-lo, caso seja necessário. “A partir da dificuldade em realizar alguma atividade cotidiana ou escolar, vale a pena procurar um profissional especializado para avaliar”, explica Amanda Amorim, psicóloga e diretora da Clínica Espaço Construir.

Com a Avaliação Neuropsicológica, é possível mapear o aspecto cognitivo, emocional e funções executivas, como planejamento, controle, supervisão, organização. “Assim, fazemos um trabalho de estimulação com o objetivo de resolver a desatenção e dificuldades com a memória, por exemplo, em adultos e em crianças”, acrescenta a especialista em treino cognitivo.
O que é memória?
É uma função cognitiva que possibilita o armazenamento de informações na mente, podendo ser recuperada quando buscamos recordá-las.

Treino cognitivo

O que pode afetar a nossa memória em todas as fases da vida? A psicóloga explica que o estresse, conflitos emocionais, má alimentação e sedentarismo são fatores que prejudicam o bom funcionamento cerebral.
A memória, a atenção e a capacidade de concentração também são habilidades afetadas com o passar do tempo. A boa notícia é que é possível realizar treinamento cognitivo e ativar a mente para ter uma vida mais saudável.

Confira 8 dicas para estimular a memória:

1- Atenção focada no momento presente;
2- Priorize uma boa noite de sono;
3- Cuide da alimentação saudável;
4- Leia livros diferentes e aproveite a variedade de cursos on-line gratuitos disponível na internet;
5- Pratique exercício físico;
6- Leia em voz alta;
7- Faça algo que te incomode. Isso significa sair da zona de conforto;
8- Sinta novos aromas – essências e alimentos.


O que é a Reabilitação neuropsicológica

É um processo sistematizado que tem como objetivo reabilitar funções cognitivas que se encontram prejudicadas por conta de diversas situações: doença neurodegenerativa e acidentes. Com rastreamento, planejamento de tratamento e monitoramento, melhoramos a qualidade de vida da pessoa e sua evolução.