Rotina ajuda a família a organizar o tempo e cultivar saúde

A quarentena trouxe uma forma nova de vivência familiar e outra dinâmica profissional a muitas pessoas. Com o trabalho home office e o ensino a distância mantendo os filhos mais tempo em casa, é preciso repensar a organização de tudo isso para cultivar a saúde física e emocional, tão importantes neste momento.

A psicóloga Amanda Amorim, da Clínica Espaço Construir, lembra que investir na rotina trará tranquilidade a todos. “A rotina é positiva em qualquer fase e ainda mais em situações desafiadoras. É um caminho possível para favorecer a tranquilidade na vida pessoal e profissional, pois reduz o estresse e a ansiedade em casa, uma vez que definimos como será o nosso dia e a semana”, explica.

Na prática, você pode criar um quadro com atividades para cada membro da família e deixar visível para que todos acompanhem. “Com crianças, podemos utilizar imagens que ilustram o que vai acontecer, como hora do banho, hora de comer, brincar, dormir, estudar e hora com a mamãe e papai”, explica a psicóloga.

Segundo ela, a rotina serve para trazer organização mental do que fazer e quais são as prioridades. “Diante de tanta cobrança pela produtividade, é importante saber que, sem qualidade de vida, fica difícil produzir no isolamento social. Precisamos nos adaptar, compreender o novo contexto familiar para reduzir o estresse e a ansiedade”.

“Dar conta” neste momento significa cumprir compromissos profissionais, mas sem descuidar de si e de quem você ama. “Não dá para abrir mão da higiene, saúde, sono, alimentação e aprendizado. Isso tudo nos motiva e nos ajuda a seguir em frente mais feliz, por isso precisam entrar na rotina”, acrescenta Amanda.

Se este assunto te interessou, veja aqui nosso outro texto com dicas para lidar com as crianças e os adolescentes na quarentena.